Uma novidade que pode ser usada na Copa do Mundo de 2010 na África do Sul, é uma bola com chip de silício, a “Bola Inteligente“, desenvolvida pela Adidas, fabricante das bolas, juntamente com a Cairos Technologies, empresa alemã responsável pelo desenvolvimento do chip.
A nova tecnologia é uma tentativa da FIFA de evitar os erros dos árbitros durante os jogo.
Um chip colocado dentro da bola, usando a tecnologia RFID – Identificação por Rádio Frequência – que responde a sinais de rádios enviadas por bases transmissoras, é capaz de indicar ao juíz da partida a posição exata da bola no campo.
Em volta dos campos de fute
bol serão utilizadas 10 antenas e 4 bases de trasmissão.
A informação se a bola passou a linha de gol é transmitida em menos de 1 segundo para um relógio no pulso do árbitro, capaz de receber e interpretar os sinais transmitidos.
Uma técnica de triangulação com 4 antenas será utilizado para dar confiabilidadeno cálculo exato da posição da bola.
A Bola Inteligente já foi utilizada no Mundial Sub-17, no Peru em 2005, e também no último Mundial de Clubes
Kaká, que disputou o Mundial de Clubes, pela equipe campeã, aprovou a nova bola, e disse que ela facilitará a vida dos árbitros. no Japão, que acabou ontem, 16 de dezembro de 2007, com a vitória do Milan.
Caso nada dê errado, a bola poderá ser utilizada já na Copa da África do Sul, em 2010.
Essa nova tecnologia pode evitar situações como a ocorrida na Copa de 1966, quando a Alemanha Ocidental venceu a final contra a Inglaterra, seleção anfitriã, com um gol marcado por George Hurst, aos 12 minutos da prorrogação, quando a bola explodiu no travessão e bateu na linha do gol. Na dúvida o bandeirinha válidou o gol.
Nenhum comentário:
Postar um comentário